TERMO DE ABERTURA

Eu mes

Eu mes!

Ora, bloguemos, pois!  E por que não?

Bem… na verdade consigo, sim, imaginar alguns motivos para NÃO blogar, senão vejamos:

1) Trata-se de um modismo e eu ando avesso a modismos
2) Acabarei por revelar que estou mal-informado. E sendo um jornalista… pega mal!
3) Não dá mais prá escrever em português sem voltar prá escola
4) Nada de importante tenho a dizer. Será mais um blog medíocre

Procurando, vou achar não 5 mas 5000 motivos para NÃO fazê-lo!

Idéias ao Cosmo

Idéias ao Cosmo

Por outro lado (sempre há outro lado) considero que o que tenho a dizer (quando acordado quase sempre tenho algo a dizer…  às vezes até dormindo, mas é bem mais raro…) pode, sim, vir a ser muito útil. Senão prá mais alguém ao menos prá mim mesmo. Afinal, trata-se de uma excelente terapia ocupacional que, de quebra, lança idéias no cosmo. Alguma há de prestar, cáspita! Fora isso, convenhamos, blogar… se é um modismo, veio para ficar.

Sou fã da frase que diz “Quem quer fazer encontra um meio, quem não quer – uma desculpa”. Pois… !

Vem cá, minha filha...

Vem cá, minha filha...

Então estamos aqui, desnudando-nos em público, de forma a não deixar velado qualquer recôndito de nossa alma sôfrega. Ou quase nenhum, já que até Cristo haverá tido lá seus segredinhos.  (Aliás, dizem que uma tarde, sozinho com Maria Madalena… bem… mas isso é outra história…)

Falando na primeira pessoa do plural, encontramos um pouco mais de coragem do que se disséssemos “estou aqui desnudando-me em público…”, forma todavia ainda mais nua. De qualquer maneira, melhor falar na primeira do plural do que na terceira do singular, como faz o Pelé ( …é que ele gosta assim, entende? ).

ET, o outro...

ET, o outro...

Este blog é divagante, um livre exercício de expressão. Um receptáculo onde anelo lançar fatos, feitos, fotos, ficções, e fixações. Dele não espero nada, exceto que sirva de plataforma para lançar-me ao infinito e à posteridade. Com sorte, se nenhum testa di cazzo deletá-lo do servidor, ouso supor que perdurará por eras após minha partida. E quem sabe um dia será ainda decifrado por algum ET invasor.

Mas não assumo compromissos, sequer com a realidade. Mesmo porque depois de ler a obra completa de Castañeda passei a encarar a realidade como algo muito relativo. Até pegar o jeito, meus textos tenderão a ser bem egocêntricos, sobre babados meus… mas quem sabe ampliá-los-ei às crônicas comportamentais e do dia-a-dia, que isso sim sempre achei bem legal.

Portanto, dedos à obra e sendo lusófonos escrevamos no único português que (por enquanto) conhecemos, aquele arcaico, utilizado no Brasil até 31 de dezembro de 2008. Quando um dia tiver saco, hei de parar para entender as modificações que à minha revelia foram feitas em nossa lingua-mãe (ou será linguamãe, ou lingüa-mãe… não… o trema caiu. Putz, bota saco nisso). Mas agora estou com preguiça!

Eita, sodade...

Eita, sodade...

O certo é que digito com mais rapidez e mucho másss tesão no português que aprendi na cartilha “Caminho Suave”, e que utilizo até hoje.  O idioma, não a cartilha.

E aqui vai nossa primeira prestação de serviços:
Os interessados em entender as novidades, cliquem: Nova Ortografia

Meia-noite, por hoje basta. Hora de alternar eletrodomésticos e lançar-me ao ócio improdutivo e delicioso da TV a cabo. Com controle remoto!! Boa noite Terra!

Uahhhh... soninho!

Uahhhh... soninho!

33 Comentários

Arquivado em Uncategorized

33 Respostas para “TERMO DE ABERTURA

  1. Carlinhos

    É velho amigo…vocês ,Thenórios quando se metem a fazer…fazem.E bem.Parabéns.
    Só lí o termo de abertura…vou lendo um tópico de cada vêz.
    Parabéns de novo!

  2. Êeeee! Demorou pra entrar nessa onda, hein?

    Mas entrou ao contrário! É impressão minha ou a ordem cronológica dos textos está invertida?

    Concordo plenamente com a inutilidade das novas regras gramaticais (como comecei a ler de baixo para cima, uma das primeiras palavras que vi foi um “vôo”, com acento, e já ia lhe dar um puxão de orelhas. Mas com a justificativa no texto de abertura, eu deixo barato…).

    E onde é que você foi achar a foto da Caminho Suave? Já no meu tempo as cartilhas não existiam mais. Uma pena… Agora dizem que a criançada nem precisa mais aprender a escrever em letra cursiva. Não é por acaso que temos tantos analfabetos funcionais.

    Só não vai dizer pra Mari que blogar é terapia ocupacional, hein? Ela fica uma fera, hehehe!

    Abração, e parabéns pelo novo espeço – do qual passarei a ser um freqüentador (com crase) assíduo!

  3. Ah! E tira essa pré-moderação dos comentários. Isso é coisa lá do tempo em que se usava a expressão “babado”, hahaha!

  4. capitaomor

    Pois é, Berê.
    A ordem tá ao contrário mas é proposital. Muito embora talvez eu ainda mude (deu prá entender?)
    Quanto à pré-moderação… nem sabia que isso era configurável. Prá isso é que servem os sobrinhos… reconfigurá-la-ei!
    Grande abraço
    Tio

  5. capitaomor

    Fala, Little
    Agora só falta você nos contar um pouco de suas aventuras… de algumas delas tive o grato privilégio de participar e sempre as achei muito legais. Contaí, brou!! ahaha
    Grande abraço
    Elcio

  6. Thenório,
    Finalmente consegui acertar! Adorei e voltarei outras vezes! Qualquer dia crio coragem e lhe mando uma crônica!
    Grande beijo.

  7. katy fabruzzi

    Tornar-se público no seu próprio espaço, mostrar o que sente, angariar informações e pensamentos são ações válidas. Belo Blog.
    beijos

  8. Caro Élcio, bem-vindo (com hífen?) à blogosfera. Você verá que isso é um vício. Depois que pega, você não larga mais. O importante é você nos avisar sempre que tiver post novo – ou pelo menos uma vez por semana, pra não encher muito saco da galera.

    Abração

  9. Leonardo

    Novamente, parabéns. Li toda a narrativa, aliás muito bem descrita, (você até parece um jornalista) desse aventureiro e empolgante périplo. Começaste esse Blog em alto estilo, com a mão direita. Boas fotos e bem ilustrado. Assim que possível envio umas fotos da minha modesta lavra.
    Um grande abraço e até…

  10. Kátia

    Parabéns meu amigo.
    Com a sua admirável determinação e disciplina aliadas à nossa deliciosa curiosidade em desvendar o que se passa no universo da sua cabecinha, este blog vai longe…

    O texto está ótimo! Adoraria poder anexar vídeos aqui, tenho aqueles trechinhos do seu talento musical, que é bárbaro também.

    Beijos meu querido e talentoso eterno amigo,
    Kátia Botelha.

  11. Angelo Ramos

    Que maravilha meu amigo!!!! Vou poder compartilhar suas aventuras e seus textos. Pois eu te arranjo 10 mil justificativas pra você estar blogando e todas elas positivas e incontestáveis. Parabéns,. viajas agora pelo mar da globalização.
    Expostos todos estamos, dispostos é que nem tanto!

  12. capitaomor

    Pois é, Zé
    O que admiro no seu blog (além do conteúdo das crônicas, claro) é o compromisso com a periodicidade. Já eu sou avesso a compromissos… Uma vez por semana prá mim jé é matrimônio. ahaha
    Obrigado e abração
    Elcio

  13. capitaomor

    Valeu, leão
    Obrigado pela presença. Não fosse seus sábios conselhos, não o teria feito.
    Agora tá!! E seja o que Deus quiser (se é que Ele existe) ahaha
    Abração
    Elcio

  14. capitaomor

    Valeu, Angelo
    Que seria dos nossos blog se não fossem os amigos, né mesmo?
    Agora escreve um aí prá gente saber das tuas novaidades também.
    Abração
    Elcio

  15. Fala Élcio,

    Sempre surpreendendo…

    Parabéns, você tem mais é que escrever mesmo, afinal você manda bem.

    Adorei tudo que vi.

    Um forte abraço.

  16. Doge Campos

    Falaí mano véio.
    Gostei do que li e vi e como vc havia comentado, o negócio ficou bem feito, bem mostrado e bem escrito.
    Grande abraço e até breve.
    Doge Campos

  17. Luciane

    Olá Elcio , fui apresentada a este blog curioso pelo seu amigo Doge Campos , me encantei e estou inclinada a ler o resto pois “também quero viajar neste balão…” e tenho certeza que suas palavras me conduzirão a esta viagem.Sou professora e confesso que também tenho saudade da velha “Caminho Suave ” ops, nem tão velha assim , senão revelaremos nossa idade rs rs . Um grande abraço ,
    parabéns pelo trabalho.

  18. João Fígar

    Grande Thenorio, sempre surpreendendo….
    Parabéns, espero que um dia vc poste os nossos tempos em Paris. Sei que não tivemos momentos no esporte, mas foi também uma travessia.
    um beiJoão

  19. capitaomor

    Meu querido Jhonnyboy, escrever a nossa história em Paris vai requerer mais do que 1 blog só… Aquele ano de 83 foi o mais porra-loca (e legal) da minha vida. Só não vai dar prá contar tudo… justamente porque éramos muito porra-locas hehe 🙂 Beijão

  20. Soraya Lesjak

    Olá Elcio!

    Foi motivo de contemplação poder fazer parte desta sua nova “modalidade” !
    Mas como sou recém-chegada, não estou em dia com a leitura, mas em tempo estarei “up to date” com suas bem contadas aventuras!

    Bjs,
    Soraya

  21. Leonardo

    Muito legal essa narrativa aquática cheia de braçadas vencendo os medos. Parabens , como sempre, bem escrito, gostoso de ler, fluido feito a água doce-salgada em que você deslizou.
    Vai firme bicho d’água. Sua porção batráquio ainda vai ganhar muitas medalhas pra você exibir no aquário.
    Um grande abraço e até…

  22. sbscomunica

    Olá,
    Não conhecia esse seu lado esportivo, aventureiro. Fiquei supresa. Muito bom. Também cobri uma travessia, mas a largada foi em Caragua. Se para quem acompanhou foi cansativo, imagine para quem nadava. A prova foi útil. Serviu para provar que essa não é minha praia. Parabéns pelos desafios vencidos, pelo texto, pelo blog. Sucesso!

  23. capitaomor

    Valeu, Silvana

    Brigadão pela visita.
    E parabéns a você também pela iniciativa do podcast.

    Beijão
    Elcio

  24. capitaomor

    Leão, tomo a liberdade de reproduzir aqui seu poético poema aquático:

    EU SOU ÁGUA
    BEBIDA
    SUADA
    ÁGUA PURA
    PELADA
    SOU DOCE
    ÁGUA SALGADA
    ÁGUA VIVA
    OLHOS D’ÁGUA
    AGUAPÉ
    BOCA D’ÁGUA
    AGUARDENTE
    ÁGUA BENTA
    SOU TODO ÁGUA
    ATÉ O FUNDO
    D’ALMA D’ÁGUA

    Abração (seco)
    Thenorio

  25. capitaomor

    Beleza, So

    Pois é… a gente vai se reinventando…
    Obrigado por visitá-lo.
    🙂

    Bj
    Elcio

  26. Bruno

    E ai Elcio, muito bacana saber um pouco das suas aventuras, e melhor, eu participar de algumas, parabéns por suas superações, e agora é pensarmos em provas no minimo de 1.500 metros.

    Aguardo vc nos treinos

    Bruno Fernandes

  27. Bruno

    E ai Elcio, muito legal saber um pouco das suas aventuras neste meio século de vida kkkkkkkk, e melhor saber que participei de algumas, parabéns pelas superações, e aguarde mais desafios estão por vir.

    Aguardo vc nos treinos

    Bruno Fernandes

  28. capitaomor

    Valeu, Bruno
    Como você vê, devo a você o fato de hoje estar metido na água até o pescoço ahaha. 1500m já foram, agora a meta são os 3000m (nossa!!!!)
    Obrigado e abração
    Elcio

  29. Feliz em te ler!
    Beijos
    Angela

  30. The Norio, gostei do seu blog. Li tudo, viagens, travessias, filmes e tributos. Faz tempo que n posta, né? e eu faz tempo que estou prá dar um sinal que andei por aqui.
    Um abraço mano, quando tiver uma expo que valha a pena te aviso.
    em tempo, agora tenho um moleque de 2 meses e meio. muito legal, mas demora um pouco prá falar e andar…

  31. capitaomor

    Grande Luis
    Fico feliz em saber que ALGUÉM leu tudo ahahaha… sei que é um baita bifão.
    Pô cara, um pimpolho??? E eu que imaginava que vc já tivesse pendurado a chuteira… Quem sabe ainda sigo os teus passos, afinal tenho só 50tinha.
    Abração e parabéns.
    The Norio

  32. dayane

    ficou de +++++++++++++++++++++

  33. Érica

    Querido….amei td que li…como já lhe disse, a sensação e que participei de tdas suas aventuras..

    Como dizem por ai “viajei na maiose” não é uma HELLMANN’S…mas é bem melhor e não engorda!

    Beijos nessa alma aventureira e não esqueça de blogar suas próximas aventuras.

Deixe um comentário

